O Tribunal de Contas da União está se preparando para abertura de um novo concurso em 2025.
Um novo concurso TCU está sendo bastante aguardado para o ano de 2025. A Lei Orçamentária Anual para 2025 prevê o preenchimento de 139 cargos, além de criação de mais 24 cargos no Tribunal de Contas da União. Recentemente o Projeto de Lei Orçamentária Anual foi enviado ao Congresso, com a previsão de provimento de 100 cargos em 2025.
Em 2022, o presidente do Tribunal, Ministro Bruno Dantas, chegou a afirmar que as vagas ofertadas no último edital seriam insuficientes para suprir o deficit de servidores, que atualmente conta com 469 cargos vagos.
A expectativa é que assim que se esgotarem os aprovados no último certame, um novo concurso TCU seja realizado.
APOSTILAS CONCURSO TCU 2025 – Em breve
Requisitos Cargo Concurso TCU 2025:
Auditor: diploma de conclusão de curso de nível superior ou habilitação legal equivalente em qualquer área de formação.
Funções do cargo?
Auditor: Desempenho de todas as atividades de caráter técnico de nível superior relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do Tribunal de Contas da União.
Planejar, organizar, supervisionar, coordenar, avaliar e executar atividades relativas à fiscalização e ao controle externo da arrecadação, da aplicação e da gestão de recursos públicos da União, examinando a legalidade, a legitimidade, a economicidade, a eficiência e a efetividade, em seus aspectos financeiro, orçamentário, contábil, patrimonial e operacional, dos atos daqueles que devam prestar contas ao Tribunal.
Último Concurso Realizado TCU: O último concurso publicado em 2021 segue válido até outubro desse ano, podendo ser prorrogado por mais 2 anos. Ainda há cadastro de reservas para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo.
- 14 de novembro de 2022: resultado final homologado
- 29 de outubro de 2021: edital publicado
Quase 20 mil candidatos se inscreveram para concorrer às 20 vagas do concurso TCU para o cargo de Auditor Federal.
A Secretária-Geral de Controle Externo do Tribunal, Ana Paula Sampaio, informou que tem tentado lidar com a escassez de pessoal estrategicamente. No ano passado, o TCU convocou duas turmas de concursos, totalizando cerca de 100 novos auditores.