Apostilas Concurso Agepen AL 2020

0

Agepen AL irá realizar um novo concurso público em 2020 cargo de Agente Penitenciário.

Será aberto em 2020 um novo concurso público da Agepen AL para o cargo de Agente Penitenciário. O processo, que pede a autorização do concurso, foi enviado no dia 04 de fevereiro ao Núcleo Permanente de Concurso, para análise e manifestação no âmbito de sua competência. Para lhe auxiliar nos estudos, adquira sua Apostilas Concurso Agepen AL 2020 e prepare-se desde já para o concurso.

Edital Agepen AL 2020: Em breve

O Tribunal de Justiça do Estado do Alagoas (TJ-AL) determinou, nesta última semana, que o Estado providencie a abertura de um novo concurso público para o provimento no cargo de Agente Penitenciário (policiais penais). Com a recente emenda constitucional aprovada ano passado, foram conferidos os status de policial penal aos agentes penitenciários e, em breve, o cargo deverá ter a sua nomenclatura, atribuições e requisitos adaptados pela legislação estadual, em atendimento a emenda constitucional aprovada.

A decisão judicial foi proferida pela 16ª Vara Cível de Maceió, em julgamento de uma ação civil pública promovida pelo Ministério Público de Alagoas (MP-AL) em desfavor ao Estado. Na ação, o MP-AL demonstrou que há servidores contratados sem concurso público que atuam no sistema prisional alagoano e que a Superintendência Geral de Administração Penitenciária de Alagoas foi o órgão responsável pelas contratações ilegais. Na ação, o próprio órgão e o Estado reconhecem a ilegalidade.

APOSTILAS CONCURSO AGEPEN AL 2020 – AINDA INDISPONÍVEL

Vagas Concurso Agepen AL 2020: Segundo informações divulgadas pelo órgão, contará com uma oferta de 250 vagas. Para concorrer ao cargo é necessário possuir formação de nível superior,

Sobre o Cargo (Agente Penitenciário): Estão entre as atribuições dos agentes penitenciários:

  • Zelar pela disciplina e Segurança dos presos, evitando fugas e conflitos;
  • Fiscalizar o comportamento da população carcerária, observando os regulamentos e normas em
    vigor;
  • Providenciar a necessária assistência aos presos, em casos de emergência;
  • Fiscalizar a entrada e saída de pessoas e veículos nas Unidades Prisionais;
  • Verificar as condições de segurança da Unidade em que trabalha;
  • Elaborar relatório das condições da Unidade;
  • Fazer triagem de presos de acordo com a Lei de Execução Penal;
  • Conduzir e acompanhar, em custódia, os presos entre as Unidades prisionais Integradas do Complexo Penitenciário do Estado de Alagoas e, em casos emergenciais, aos deslocamentos para fora do referido Complexo Penitenciário, com o auxílio da Policia Militar, para melhor segurança do trabalho;
  • Realizar trabalho em grupos e individuais com o objetivo de instruir os presidiários, neles incutindo hábitos de higiene e boas maneiras;
  • Encaminhar solicitações de assistência médica, jurídica, social e material ao preso;
  • Articular-se com a autoridade competente, objetivando melhor cumprimento das normas e rotinas de segurança;
  • Desenvolver atividades que visem à ressocialização do preso;
  • Programar atividades de formação cívica, ética, social, religiosa, cultural e profissional do preso, desenvolver ações com vistas a despeitar no preso o senso de responsabilidade, dedicação no cumprimento dos deveres sociais, profissionais e familiares; executar outras atividades correlatas.

Salários Concurso Agepen AL 2020: O plano de remuneração da carreira foi definido em sete categorias, sendo a classe inicial A e a final G. A remuneração é inicial é de R$ 3.800,00. O cargo tem requisito de nível superior.

Último concurso Agepen AL: O último concurso Agepen AL foi realizado em 2006 e ofertou 1.200 vagas, 900 para o sexo masculino e 300 para o sexo feminino, sendo a Fundação Apolônio Salles (FADURPE) a banca organizadora responsável pelo certame.

O certame teve uma etapa constituída de Prova Objetiva com 100 questões de múltipla escolha. Cada questão teve valor de 1 ponto, portanto a nota máxima no concurso foi 100 pontos. O tempo de realização da prova foi de 4 horas. Para se aprovado os candidatos tiveram que acertar, no minimo, 50 pontos.

 

[Total: 1    Média: 5/5]
Compartilhe isso:

Deixe um Comentário!