Apostila Concurso BACEN 2016

0
Banco Central do Brasil deverá anunciar novo concurso público no ano de 2016.


O Banco Central do Brasil (Bacen) tem vivido uma delicada situação nos últimos anos. De acordo com a lei, a instituição, responsável pela manutenção da estabilidade econômica do país, deveria contar com um efetivo de 6.470 servidores, entre técnicos, de nível médio, e analistas e procuradores, ambos de nível superior. O que se vê no dia a dia da entidade, porém, é um quadro composto por 4.085 funcionários ativos, sobrecarregados pela falta de concursos públicos regulares para repor a mão de obra que se aposenta. Com um total de 2.393 cargos vagos, o Bacen enfrenta uma situação delicada, pois esse déficit de pessoal, da ordem de 37%, prejudica suas atividades.

Apesar de ter anunciado a suspensão dos concursos, no mês de setembro, o Ministério do Planejamento admitiu a possibilidade de autorizar novas seleções em regime de exceção, em casos de emergência ou de grande necessidade. Conforme lista divulgada recentemente pela Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos Públicos (ANPAC), a previsão é de que no decorrer de 2016 seja autorizado concurso público para Técnicos e Analistas do Bacen. A falta de pessoal tem prejudicado diversas atividades da autarquia, o que torna urgente a realização de um novo concurso.

Compartilhe isso:

Deixe um Comentário!

Apostila Concurso BACEN 2016

0

Um novo concurso do Banco Central deve ficar para o ano de 2016, após o término da validade de seu último concurso.

 

Na ultima terça feira, foi realiza audiência pública pela Comissão Mista de Orçamento com outras cinco comissões da Câmara dos Deputados e do Senado. Entre os assuntos que foram debatidos, esteve a convocação dos aprovados no concurso do Banco Central. O seu presidente, Alexandre Tombini, comentou que está (fazendo gestão junto ao governo) para convocar os que foram aprovados. A ultima seleção contou com 500 vagas e teve 1.035 aprovados. A validade da seleção expira em setembro deste ano e candidatos ainda aguardam convocação para ingressar no quadro.O presidente deu a entender que as dificuldades fiscais do governo federal têm dificultado a convocação. “Há uma restrição orçamentária”, afirmou. Só aumenta a defasagem de pessoal do Banco Central,e embora o órgão não anuncie novo concurso enquanto não finalizar o prazo de validade do último, a decisão depende em grande parte da autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que vem supervisionando todas as atividades do executivo e autorizando poucas seleções.

Compartilhe isso:

Deixe um Comentário!